DICAS
O Café Martinelli-Midi recomenda o melhor do Centro
Centro Cultural Banco do Brasil
Com exposições sempre interessantes abrigadas em um prédio que é uma das jóias arquitetônicas do Centro Cultural Banco do Brasil é uma visita imperdível.
Funcionamento:
Endereço: R. Álvares Penteado, 112
Terça a domingo das 9h00 às 18h00.
Bar 34
De acordo com o cardápio consagrado na cidade: segunda – Virado à Paulista, terça – Bife à Rolê, quarta – Feijoada, quinta – massas, sexta – peixes e, aos sábados, temos roda de samba com feijoada, com variadas cachaças de alto padrão, além de cervejas, sucos e outras bebidas para todos os gostos.
Funcionamento:
Endereço: Rua do Comércio, 34
Segunda das 11h00 às 16h00
Terça a sexta das 11h00 às 22h00 - Happy hour com musica ao vivo à partir das 18h00
Sábado das 12h00 às 18h00 - Roda de samba a partir das 14h00
Museu Pateo do Collegio
O conjunto arquitetônico Pateo do Collegio abriga o que restou da primeira construção da cidade, de 1554. Foi ali que o padre jesuíta Manuel de Paiva celebrou a primeira missa no dia 25 de janeiro, num altar improvisado em uma cabana de pau-a-pique. A casa e o colégio dos jesuítas foram inaugurados em dezembro de 1556 e serviram como sede educacional e religiosa da Vila de Piratininga durante mais de 80 anos.
Em 1954 uma réplica do antigo prédio foi construída, preservando, no entanto, uma parede de taipa de pilão da construção original.
Atualmente, o Museu Padre Anchieta funciona no local, mantendo peças de arte sacra, quadros, fotografias, aquarelas e outras obras relativas ao período de fundação da cidade.
Funcionamento:
Endereço: Praça Pátio do Colégio, 2
De Terça a Domingo das 9h00 às 17h00
Bolsa de Valores
A Bolsa de Valores de São Paulo, mantém um espaço histórico para que os visitantes possam conhecer de perto o funcionamento da compra e venda de ações, além do charmoso Café da Bolsa.
Dentro do prédio da Bovespa é possível conhecer de perto a sala onde aconteciam os pregões e os painéis com os códigos e valores do preço das ações.
Funcionamento:
Endereço: Rua XV de Novembro, 275
Segunda a sexta das 9h00 às 17h00.
Casa Godinho
A Casa Godinho foi fundada em 1888 por um imigrante português chamado José Maria Godinho na Praça da Sé, sendo transferida para a rua Libero Badaró, 340, no Centro, no ano de 1924, onde funciona até hoje.
Tudo continua aqui: a balança de prata que pesa frutas secas e frios, o piso de ladrilho hidráulico e as prateleiras de imbuia do século 19, responsáveis pelo suave cheiro de madeira. Os produtos ainda são embrulhados em papel e os temperos são vendidos a granel, reforçando ainda mais o clima de mercearia de antigamente.
O tempo passou, e apesar das diversas dificuldades que todas as empresas sofreram, a Casa Godinho se manteve como nos velhos tempos, com as mesmas instalações, com suas prateleiras históricas de imbuia, com o mesmo piso, já gasto, de ladrilho hidráulico português, com o mesmo glamour, com a mesma qualidade, com a mesma determinação de sempre servir bem e oferecer uma diversidade inigualável de produtos importados.
Funcionamento:
Endereço: Rua Líbero Badaró, 340
Segunda a sexta das 7h00 às 18h00.
Casa de Francisca
Patrimônio histórico recém restaurado, o Palacete Teresa abrigou a primeira loja de instrumentos da cidade, Casa Bevilacqua, a editora de música Irmãos Vitale e a rádio Record na época áurea do rádio, chegando a ser conhecido como "A esquina musical de São Paulo".
A Casa de Francisca, espaço sóciocultural e gastrônimico, cultiva desde 2006 curadoria voltada ao comprometimento artístico e a diversidade musical, mudou-se para o Palacete Teresa em fevereiro de 2017.
Funcionamento:
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva 22 - 1º andar
Terça a sábado : 11h30 às 15h e 20h00 a 1h00
Almoço e música : Sábado e domingo em duas sessões (12h00 e 15h00)