O melhor café
Café Martinelli Midi
 
· CAFÉ MARTINELLI MIDI · DESDE 1993 ·
 

Curiosidades

CURIOSIDADES

A cabra e o café

A cabra e o café

Reza uma lenda antiga, que um pastor etíope, notou que algumas de suas cabras, eram mais ativas e saltitantes que outras e, ao investigar os motivos, percebeu que as cabras saltitantes, ficavam assim, após mastigar certos frutos de cor avermelhada, de alguns arbustos existentes no campo.

Ao notar que essas cabras, também conseguiam caminhar por mais tempo e, com mais energia, depois de consumir o fruto, ele se interessou e resolveu colher alguns e levá-los a um monastério, onde contou a história para um monge, que resolveu fazer uma infusão e, ao testá-la por alguns dias, constatou que, além de muito saborosa, a bebida ajudava-o a resistir ao sono e tornava mais fáceis suas longas horas de leitura e meditação.

A descoberta se espalhou rapidamente entre os monastérios e depois e foi se difundindo entre as pessoas comuns. No século XVI, os persas resolveram torrar os grãos e deram à bebida a forma que conhecemos hoje. Em 1615 o café chegou à Europa e a partir daí, ganhou o mundo.

Não fossem aquelas cabras, o mundo poderia ainda estar na idade média…

 

Espresso ou expresso?

Espresso ou expresso

Aqui no Martinelli, o café é espresso, com “s” mesmo.

O termo “expresso”, é comumente utilizado, para designar algo feito com pressa e, por vezes, sem o devido cuidado.

Na Itália, onde surgiu este tipo de café, a escrita é com “s” e, o termo “espresso”, se refere ao café tirado em uma máquina específica, com água muito quente, que passa, em alta pressão, por um café espremido ou prensado em um recipiente próprio.

Este café, bastante diferente do coado, é encorpado, possui aroma forte e característico, além de uma crema aveludada cor de avelã.

Assim é o espresso do Café Martinelli.

 

"O café que iluminou as mentes”

Balcão

Tomar água na Idade Média europeia era quase uma sentença de morte. A falta de higiene generalizada contaminava tudo, e não havia água que pudesse ser considerada saudável para o consumo. Assim, toda a família bebia cerveja ou vinho, inclusive as crianças – o processo de produção eliminava as bactérias, embora naquela época ninguém sequer soubesse da existência delas. Era uma sociedade de bêbados: desde a manhã até a noite, os pobres bebiam cerveja, e os nobres, vinho.

Até que, trazido pelos turcos, a Europa conheceu o café (Coffea arábica). Por conta da fervura da água usada no preparo da bebida, as bactérias eram eliminadas. Mais que isso: a cafeína clareava as ideias, e muitos abandonaram as tavernas repletas de pessoas embriagadas para frequentar as cafeterias, decoradas com livros e obras de arte.

Lúcidas pelo café, as conversas ganharam sentido, a revolução científica ganhou força e as discussões políticas geraram conspirações que terminaram em novas relações sociais. Foi assim, entre goles quentes de café, que o século 17, o Século das Luzes, entrou pra história com o Iluminismo.

Os ideais iluministas valorizavam a razão e a liberdade e lutavam contra os dogmas religiosos e a tirania monárquica. Nos cafés, eram preparados jornais e livros para difundir essas ideias, que levariam à democracia."

Texto de Roberto Araújo – Revista NATUREZA – Edição 362 | Ano 31

 

A bebida mais consumida do mundo!

A bebida mais consumida do mundo!

Depois da água, o café é, de longe a bebida mais consumida do mundo. Mais que a soma de todos os chás, mais que o suco de laranja, mais que a cerveja, mais que a coca-cola e o vinho.

O Brasil é o maior produtor mundial de café e os Estados Unidos são os maiores consumidores do produto no planeta.

Diversos estudos comprovam que as pessoas que bebem café diariamente são mais ativas e produtivas. Será que isso explica porque os Estados Unidos são o país mais rico e desenvolvido do mundo?

Até mesmo as pessoas que não tomam café se beneficiam do mesmo e, ao sentir, pela manhã, seu suave aroma, ficam mais alegres e dispostas.

Não é à toa, que os cafés são locais de troca de ideias, leitura, estudo e acima de tudo, de pessoas inteligentes e assim são os clientes do Café Martinelli; pessoas distintas, cultas, elegantes e de bom gosto!

 

Café - 9 Dicas para benefícios a saúde

Café - 9 Dicas para benefícios a saúdeé

 

Desenvolvido por Br3 comunicação